quarta-feira, setembro 27, 2006

Um pouco de Nanzita


Nanzita Ladeira Salgado Alvim Gomes é natural de Cataguases.
Estudou com Jan Zack e Abelardo Zaluar, nos anos 70. Com Essa artista, Cataguases ganhou a sua artista de nome nacional. Na verdade, era só o que faltava em Cataguases.
Sua casa é um palácio que abriga seu atelier e um acervo de outros artistas consagrados pela história, a começar pela concepção plástica de Francisco Bolonha, na ambientação visual do interior da casa. No ano 2000, ao comemorar sessenta anos de vida artística, ofereceu ao público apreciador de sua arte, uma exposição comemorativa, apresentada por Carlos Bracher, com palavras poéticas: "Plena, exuberante de delicadeza e calor, eis uma obra acabada.. Acabada e coerente, que se desdobrou ao longo de um algo absolutamente precioso, em se tratando de arte: o prisma poético. Antes e acima, Nanzita é alguém que vivencia e permeia a poesia, a fragância, o choro perante o amanhecer, os pássaros e as flores. E também uma relação muito intensa com o SAGRADO".
Entre milhares de obras de nanzita espalhadas por todo o Brasil, a "VIA SACRA", na Matriz de Santa Rita de Cataguases, executada em 1986, merece um destaque.Significa muito, pois ela colocou nessa obra toda sua alma: Paixãopelas cores definidas; paixão pela história viva; amor à natureza e contemplação mística da vida.

Nenhum comentário: